Alimentação

 Alimentação 

É importante lembrar que a boa saúde do porquinho-da-índia depende de uma boa alimentação, ela deve ser variada, sempre fresca e tendo também em conta os gostos pessoais de cada porquinho, porque não são todos iguais. Os porquinhos devem comer algumas raízes todos os dias, como: cenoura, nabo e beterraba, além de conter vitaminas, eles adoram.

Verduras

Todos os porquinhos necessitam de comer verduras todos os dias, para além do feno e da ração. Praticamente todas as verduras que são boas para os humanos também o são para os porquinhos, com algumas exceções: 
Alface: só se deve dar alface como guloseima, já que tem baixos valores nutritivos (de vitamina A e C, niacina, cálcio, fósforo e ferro). 
Espinafre: não dar muito; são altamente ricos em ácido oxálico que afeta o sistema digestivo dos porquinhos, ricos em ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A e do complexo B, com propriedades laxantes.É importante retirar da gaiola as verduras que não forem comidas em algumas horas, para que não apodreçam, pois se forem ingeridas sem estarem frescas provocam diarreia nos porquinhos.  
Alguns vegetais bons para porquinhos incluem: brócolos, rebentos de couve-de-bruxelas, couve, tomate, pepino e aipo.


Fruta

É necessário um cuidado especial com as maçãs, pois alguns porquinhos têm uma sensibilidade mais alta nas membranas dos lábios, nas quais a acidez dessa fruta pode originar feridas abertas que, se não tratadas, podem alastrar às narinas e interior da boca. Por isso é recomendável dar maçã apenas como uma goluseima, em poucas quantidades e se verificar alguma ferida ou crosta nos lábios, para de dar imediatamente maças ao Porquinho.
As frutas recomendadas para porquinhos são: banana, laranja, uvas, melão, pera e maça.

Ração

A ração tem de ser própria para porquinhos-da-índia e que

contenha vitamina C. É importante não esquecer que a ração perde o valor de vitamina C após 9 a 12 semanas de o pacote estar aberto. Nunca se deve dar ração de coelhos que pode conter um medicamento nocivo para os porquinhos, usado para combater a Coccidose nos coelhos, que está relacionado com mortes esporádicas em porquinhos, diarreia, diminuição da eficiência digestiva. Além disso, a ração para coelhos não satisfaz as necessidades nutritivas dos porquinhos, tem falta de vitamina C e excesso de vitamina D.

Feno ou Capim

O feno de capim ou capim fresco deve ser a base da alimentação do porquinho da índia. Deve estar disponível 24 horas por dia, em quantidade ilimitada.
O feno é uma mistura de plantas desidratadas, mantendo seus nutrientes mas aumentando o tempo de armazenamento. Existem diversos tipos de feno, porém o feno indicado para os porquinhos da índia é o feno de capim. O feno de alfafa, mais facilmente encontrado em pet shops, é muito rico em cálcio, podendo causar problemas urinários em porquinhos da índia.
O capim é um alimento natural dos porquinhos da índia, podendo ser fornecido fresco (bem lavado, colhido em local seguro, onde não esteja contaminado por poluição de carros ou urina de cães) ou em forma de feno. O feno de capim é muito importante para a manutenção dos dentes dos porquinhos da índia, que crescem continuamente. Além disso, as fibras do feno de capim são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são animais estritamente herbívoros.

A preferencia por certos alimentos varia de exemplar para exemplar

 

Site criado por Roedores do Campo. Todos os direitos reservados para Roedores do Campo.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora